top of page

ONDE NASCERAM AS REDES SOCIAIS?
Da Guerra Fria às Dancinhas no TikTok
Onde Nasceram as redes socias?: Texto
Pegando carona com alguns filósofos como Aristóteles, Marx e Engels vemos que muito se diz sobre o quanto seres humanos são seres sociais, ou seja, precisam viver em sociedade para que sejam capazes de se sentirem plenos e felizes. Sendo assim a necessidade de interagir e se expressar, de certa maneia, faz parte da natureza humana e, se isso é válido para a vivência cotidiana, certamente seria transportado para o ambiente virtual que com o passar dos anos se tornou parte essencial das nossas vidas. De fato, segundo o Pew Research Center, em uma pesquisa nos Estados Unidos, percebeu-se que o uso de rede sociais como YouTube e Facebook entre adultos chega a 81% e 69% respectivamente.
Em primeiro lugar precisamos pensar no meio em que se dão tais interações, a Internet. Os projetos iniciais de tecnologias neste sentido datam da guerra fria, onde os EUA buscavam encontrar um sistema de comunicações mais seguro, que pudesse garantir a privacidade e ainda sim ser imune a ataques russos. Porém a primeira aparição da World Wide Web (www) surgiu em 1989 com a ideia de compartilhamento de informações acadêmicas através de textos para facilitar o trabalho colaborativo no CERN, inclusive é daí que surge a sigla HTTP: Hyper Text Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto (ainda temos o HTTPS que adiciona um s de segurança indicando uma proteção por certificado digital).

Onde Nasceram as redes socias?: Texto
O sucesso do sistema foi tamanho quem 1991 foi aberto a público externo, com a criação do navegador Mosaic em 1993. No ano seguinte com a chegada do GeoCities temos o primeiro serviço que permitia a pessoas criar suas próprias páginas na web e já em 1997 contava com mais de 200 mil sites. Outros dois serviços apareceram com ideias parecidas porem apresentavam algumas peculiaridades. O The Globe permitia a interação e publicação de conteúdos entre pessoas com interesses semelhantes, e o Classmates pensava em reunir grupos de amigos de antigos colegas de escolas ou faculdades para trocar informações, conhecimentos, marcar reencontros entre outros.

Onde Nasceram as redes socias?: Texto
Como qualquer espaço desbravado por humanos, logo veríamos o início de relações de interação, expressão e contato entre as pessoas. De fato, em 1997 a America Online (AOL) deu luz a um sistema de mensagens instantâneas, inspiração para os chats que usamos em diversos contextos ainda hoje, mostrando como desde os primórdios da internet a interação entre os entes do sistema já acompanhava.
Com a massificação da internet e sua extensão para a vida e o trabalho destas pessoas, mais e mais serviços surgiam para abarcar uma necessidade crescente de conexão, expressão e interação entre pessoas, que agora estavam cada vez mais distantes umas das outras. Em 2002 surgiram Fotolog e Friendster, no ano seguinte LinkedIn e MySpace, e a partir daí o mercado de redes sociais se mostrou cada vez mais lucrativo com a criação do Flickr, Orkut e Facebook, com crescimentos exponenciais. Até os dias atuais onde cerca de 4,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo, cerca de 54% da população, fazem uso dessas plataformas.
Onde Nasceram as redes socias?: Texto

Onde Nasceram as redes socias?: Video Player
Fontes:
https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo-comecou.htm
https://www.pewresearch.org/internet/2021/04/07/social-media-use-in-2021/
https://www.psicanaliseclinica.com/o-homem-e-um-ser-social/
https://rockcontent.com/br/blog/historia-da-internet/
https://blog.certisign.com.br/https-saiba-o-que-significa-essa-sigla-2/
https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/redes_sociais_grafico.png
Onde Nasceram as redes socias?: Texto
bottom of page