Este é um espaço para discussões a respeito das questões levantadas na publicação evolução das redes e outros questionamentos interessantes que possam ser abarcados neste tema.
Inicialmente gostaria de começar comentando como a evolução de uma tecnologia, evidenciado pelo crescimento das médias de velocidade de internet no mundo leva ao barateamento da mesmo, ou seja, o preço médio viu grandes quedas. Um ponto que costuma acompanhar quase todas as descobertas e tecnologias apresentadas pela ciência, vejamos os próprios smartphones que surgiram com tecnologias bastante simples e cada vez mais tem vindo com recursos que batem de frente com desktops muito bons.
Outra observação importante é notar como o aumento da velocidade possibilitou compartilhamento de arquivos maiores como fotos e vídeos e isso trouxe consigo popularização de redes que se utilizavam deste tipo de linguagem.
Neste campo também é impossível desvencilhar o smartphone das nossas analises, certamente o barateamento de tecnologias para captação de som, imagem e vídeo impulsionou as redes de um modo geral uma vez que deu a qualquer pessoa a capacidade de compartilhar seus pensamentos e expressar suas ideias, ou mesmo situações que ela estava vendo ou vivenciando.
O que abre espaço para outra discussão a facilitação do compartilhamento e a popularização do celular agilizaram a maneira como as pessoas interagem na internet, agilização que se traduziu nas redes através de conteúdos cada vez mais rápidos. Poucas são as pessoas que param para ler postagens rápidas, quando é muito mais simples ver vídeos de 30 segundos no tiktok, onde a sequência: apresentação, contextualização, desenvolvimento e conclusão; acontece em segundos.